A Pedagogia Waldorf

É uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia. Essa pedagogia procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico das crianças. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados socialmente, competentes e moralmente responsáveis. As escolas e professores possuem grande autonomia para determinar o currículo, metodologia e governança.

Existem atualmente mais de 1092 Escolas Waldorf no mundo e cerca de 1857 J​ardins de ​I​nfância, localizados em mais de 64 países, sendo assim um dos maiores movimentos educacionais independentes do mundo.

Criada em 1919 em Estugarda, na Alemanha, tem como base o conceito de que o desenvolvimento de cada ser humano é diferente. Assim, o ensino deve levar em conta as diferentes características de cada indivíduo. Um mesmo assunto que se pretende ensinar é abordado várias vezes durante o ciclo escolar, mas nunca da mesma maneira, e sempre respeitando a capacidade de compreensão de cada um. Fundamentalmente, e​s​sa pedagogia​ busca​​ desenvolver a personalidade de forma equilibrada e integrada, estimulando o florescimento na criança e no jovem de clareza do raciocínio​,​ equilíbrio emocional​ ​e iniciativa de ação.

Descrição

Para atingir a formação do ser humano, essa pedagogia​ ​pretende atuar no desenvolvimento físico, anímico e espiritual d​​a criança​, incentivando o querer (agir) por meio da atividade corpórea.  O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas atividades artesanais específicas para cada idade. O pensar é cultivado paulatinamente, desde a imaginação incentivada por meio de contos, lendas e mitos – no início da escolaridade –, até o pensar abstrato rigorosamente científico do ensino médi​o.​

A pedagogia Waldorf incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os estudantes a um pensamento livre e autônomo. Uma das características marcantes da pedagogia Waldorf é o fato de não se exigir o cultivo precoce do pensamento abstrato. Almeja-se que o ensino seja um preparo para a vida. Procura-se desenvolver as qualidades necessárias para que os jovens floresçam e saibam lidar com as constantes e velozes mudanças que se apresentam no mundo com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento. Entende-se que o jovem, cada vez mais, precisa ser articulado e capaz de se comunicar claramente, tanto se abrindo para o que os outros têm a dizer como encontrando a melhor forma para expressar seus pensamentos ao mundo. Para tanto, a pedagogia Waldorf, segundo seus adeptos, permanece revolucionária até os dias de hoje.​