O Jardim Pequizeiro é uma iniciativa de famílias e educadores, que surgiu em 2014, para a construção de um ambiente educativo com proposta pedagógica diferenciada, norteada por princípios como  sustentabilidade, solidariedade, prosperidade e fraternidade, onde nossas crianças possam ser livres para desenvolverem o seu ser total.

Inspiração na Pedagogia Waldorf
É a base pedagógica que inspira o Jardim, por essa ser a mais próxima dos nossos ideais e atitudes, como o respeito ao tempo do indivíduo, a aprendizagem pela vivência, a condução pelo exemplo e o trabalho pedagógico ligado aos ciclos da natureza.

Sustentabilidade
Para nós sustentabilidade é a decisão de cuidar do planeta e das pessoas de forma concreta em nosso dia a dia, buscando o equilíbrio entre os aspectos sociais, éticos, culturais, econômicos e ambientais em todas as esferas das nossas vidas e das atividades das crianças. O Jardim busca dar condições para o desenvolvimento de um conjunto de idéias e práticas sustentáveis, com foco na integração com a natureza, na alimentação natural e saudável e na promoção de uma rede de consumo de bens e serviços sustentáveis.

Prosperidade
 ​Associando atividades empreendedoras ao nosso Jardim, buscamos ter viabilidade econômica para aumentar nossa capacidade de realização e de valorização justa dos profissionais, desonerando parcialmente as famílias. Também visamos criar condições de melhorar a qualidade de vida de outras famílias e comunidades, influenciar projetos e políticas pedagógicas e ajudar a construir uma nova sociedade no Distrito Federal e no Brasil que seja mais justa, sustentável e solidária

Comunidade
Todos os participantes são igualmente proprietários e responsáveis pelo Jardim, portanto realizamos reuniões, encontros, mutirões, oficinas e outros eventos a fim de construirmos juntos o que for necessário. Buscamos também realizar atividades que fortaleçam o coletivo, como celebrações, parcerias, compras coletivas, entre outras.

Permacultura

Buscamos que o ambiente e as relações estejam permeados pela ética do cuidado com a terra, com as pessoas e com a justa distribuição dos recursos, partindo de uma abordagem sustentável para as atividades do dia-a-dia no meio urbano e rural. A permacultura é um sistema de planejamento e ação com base em tecnologias que integram os conhecimentos tradicionais e a ciência moderna. Desta maneira, as crianças terão contato, pelo exemplo e pela vivência, com a construção real de uma vida sustentável e a percepção de sua relação com o mundo a sua volta.

Rotina Saudável
Valorizamos a saúde física e emocional de cada criança e do grupo por meio da alimentação consciente, alternância entre atividades de expansão e concentração, atividades na natureza, atividades cooperativas e que estimulem a harmonia entre o grupo